domingo, 19 de agosto de 2007

O Filme: "Piratas do Vale do Silício"


O filme "Piratas do Vale de Silício" mostra de forma espetacular as grandes empresas da microinformática em seus primórdios, Apple e Microsoft. A descrição feita pelo filme retrata as estratégias adotadas por tais empresas, algumas com sucesso e outras com fracasso. Os personagens dessa história? Nada mais, nada menos que Steve Jobs, Steve Wosniak (Apple), Bill Gates, Paul Allen e Steve Balmer (Microsoft).

O surgimento do Windows gerou a queda na popularidade do Macintosh, já que o mesmo trazia elementos da interface gráfica do Macintosh.

Em1985 Steve Jobs foi convidado a retirar-se da Apple, mas em Julho de 1997 ele volta à liderança da empresa no papel de interino. Logo ficou claro o grau de influência de Jobs, anunciando mudanças na estrutura da Apple e a sua aliança com a Microsoft. A Microsoft e a Apple fariam uma patente conjunta e terminariam a disputa judicial pela cópia do Macintosh pela troca de $150 milhões de dólares em ações da Apple, e também a Microsoft concordaria em pagar uma soma, não revelada, para poder utilizar elementos da Apple no Windows OS e lançaria também o Office 98, na versão para Mac e tudo isso deu vida nova a Apple. Na volta de Jobs ao comando da Apple, pudemos observar grandes mudanças como o lançamento do iMac, um computador All-in-One em 1998, que era diferente de tudo que havia na época, entre outras mudanças.

Com isso, Jobs conseguiu as atenções de volta para a Apple e desde então, esta tem sido sinônimo de revolução em design, como vemos o iPod, iPhone, etc.

Jobs anunciou pela imprensa que venderia seus computadores pela web e por telefone, e junto com esse anuncio, lançou também dois novos computadores: o PowerMac G3, e o PowerBook G3. Em um mês a “Apple Store” era o terceiro maior site de eCommerce na web, o primeiro trimestre de lucro foi de $44 milhões de dólares, e em abril de 1998, Jobs anunciou outro trimestre de grande lucro, $57 milhões de dólares, o que colocou as ações da Apple lá em cima

Em Maio daquele mesmo ano Jobs lança o novo PowerBookG3, a Apple Store educational e o revolucionário iMac, que se tornou o cumputador mais vendido, fazendo daquele ano, o mais lucrativo para Apple.

Em janeiro de 1999, Jobs lançou o novo PowerMac G3 Blue and White e em julho daquele mesmo ano o “Apple Product Matrix” com a introdução do iBook. Alguns meses depois veio o PowerMac G4 uma nova máquina profissional de desktop.

Em 2001 lançou um novo sistema operacional, o Mac OS X e o revolucionário iPod, e se mantém até hoje com o serviço musical online iTunes Music Store associado ao iPod em 2003.

Enquanto isso a empresa de Bill Gates observava-se cada vez mais com dificuldades em atualizar e lançar uma nova versão do sistema operacional Windows, uma série de problemas como uma crise interna e externa de confiança e o marketing construído de forma antiética.

Apesar de atualmente a Apple deter apenas 4% do mercado mundial de computadores, estima-se que seu atual sistema operacional represente, pela primeira vez, uma ameaça real ao produto similar da Microsoft. Além disso, espera-se o dominante iPod, que funciona tanto no PC/Windows quanto no Macintosh, e os novos computadores Apple, baseados em processadores Intel, aumentem consideravelmente sua fatia no mercado da computação.

Nenhum comentário: