segunda-feira, 20 de agosto de 2007

A Estrada do Futuro - Bill Gates


Bill Gates tornou-se uma daquelas pessoas que tudo o quanto fala deixa todos atentos, pois se tratam das de palavras de uma das maiores autoridades mundiais em tecnologia da informação e, adicionalmente, o homem mais rico do mundo.

Mas há ainda outras motivações que justificam o propósito de leitura do livro: trata-se de uma obra futurista, pelo menos na época em que se foi escrito que direcionou o foco para o modelo de sociedade e de economia que se formatará a partir da evolução da tecnologia da informação.

O título dá a indicação do que foi tratado no livro, ou seja, da estrada da informação, uma espécie de conseqüência de todos os avanços que as tecnologias alcançaram, ou alcançarão.

A leitura do livro não deixa de despertar certo ceticismo, afinal, o autor chega aos limites das possibilidades, pelo menos os limites que hoje entendemos como tais. Se pensarmos, por exemplo, em sua proposta sobre livro digital, projeto que já despertou alguns sobressaltos, não tem como acreditar que esta possibilidade fosse uma proposta real de substituição do livro, ou mesmo de uma complementação, uma proposta menos audaciosa: a despeito de todas as maravilhas sugeridas, as pessoas gostam de livro, do papel, do cheiro, do manuseio.

Creio que Bill Gates fez o que era esperado justamente que uma pessoa como ele fizesse. A generalização do uso das tecnologias da informação foi razão de uma das maiores transformações que a espécie humana já vivenciou, e, seguramente foi a mais rápida em conseqüências, dentre as grandes mudanças já experimentadas. Não fosse o livro uma especulação do sujeito que mais faturou neste avanço recente da tecnologia, possivelmente ninguém daria atenção as palavras do autor.

Merece destaque na obra a descrição que o autor faz de seu envolvimento como o mundo da informática, desde quando era criança, filho de família abastada (depreende-se por ter sido alunos da famosa e elitista Universidade de Harvard), que decidiu largar a formação universitária para empreender em uma indústria que prometia, e que para ele rendeu mais que para qualquer outro. Seguramente, um belo exemplo de visão e iniciativa empreendedora.

A estrada do futuro teve parte de suas previsões muito bem encaminhadas, e parece que muito do que se previu não ocorreu ainda, mas tem grandes possibilidades de ocorrer, bastando para isto observarmos o que ainda promete a evolução da internet, esta que é, no pensamento de Bill Gates, é a primeira etapa para consolidação do propósito da estrada da informação.

Esse livro foi lançado em 1995, para a informática, este período já é o bastante para tornar programas, equipamentos, e mesmo idéias desatualizadas. Mas até nisto Bill Gates conseguiu se superar: o autor joga para um futuro, por vezes com tempo previsto, por vezes não. Daí a sensação que muito do livro ainda pode, e deve, se consolidar.

Nenhum comentário: