O Pós-Modernismo do design gráfico é "a condição sócio-cultural e estética do estágio do capitalismo pós-industrial".
A arte moderna passa a valorizar a percepção rápida, efêmera, fugaz, e a utilizar vastas manchas de cores, em detrimento da perspectiva e dos volumes definidos (impressionismo). Também começa a cultivar o gosto pela assimetria, pela estilização, pela geometrização das formas naturais, pelo decorativo e pelo ritmado (art nouveau). Tendo descoberto o prazer da transgressâo estética, ao flertar com impulsos subconscientes reprimidos via manifestações cromáticas selvagens (fauvismo), as artes plásticas direcionam-se gradualmente à abstração, a transgressão máxima ao realismo. Alguns de seus artistas embriagam-se com a potência e velocidade das novas tecnologias mecânicas e elétricas (futurismo). As representações visuais tornam-se ilógicas e caóticas, fazendo do deboche ao racionalismo e à ordem acadêmica sua estratégia criativa máxima, chegando a contestar a própria noção de arte como criação excepcional única, quando promoverm objetos seriados do cotidiano à condição de obras artísticas dignas de exibição e admiração em museus (dadaísmo).
Os idealistas ainda procuram valorizar a razão do ser, seu gênio criador,que vive trágicamente sua extrema sensibilidade à questões de ordem política, social, sexual e moral, extravasando essa melancolia em composições figurativas místicas e visionárias, de atmosfera densa e carregada, mas que renunciam à toda ilusão tridimensional (simbolismo e expressionismo). Com o cubismo, o racionalismo geometrizante finaliza a desconstrução da figuração realista, fragmentando-a para depois remontá-la através de uma lógica espaço-temporal relativista. Temas simples e banais do cotidiano são valorizados, para fácil identificação dos vestígios que restam das formas. São também exploradas colagens, que reintroduzem fragmentos da realidade material nas representações artísticas, para mitigar a aridez de suaus formas abstratas. Essa corrente analítica continua a procurar formas e cores cada vez mais puras e não-objetivas, como que tentando reconstruir a realidade segundo parâmetros mais científicos, mais matemáticos (suprematismo e construtivismo).
Um comentário:
Excelente análise da pós-modernidade sob o ponto de vista do design! E cada vez mais a importância do design em todas as áreas se mostra maior, com a cultura da imagem, da beleza, estética e "apresentação" de produtos, conteúdos e serviços!
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