quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Design no Pós Modernismo

O Pós-Modernismo do design gráfico é "a condição sócio-cultural e estética do estágio do capitalismo pós-industrial".

As novas tecnologias digitais e de comunicação estão cada vez mais nos habituando a conviver com a pós-modernidade, essa era da pluralidade, da fragmentação, da heterogeneidade, da complexidade, das contradições insolúveis, das incertezas e das indecidibilidades, das simulações, da transitoriedade, da globalidade. E a prática do design gráfico, assim como a das artes visuais, tem apresentado importantes mudanças estéticas, como conseqüência da relatividade e variedade de estilos das manifestações visuais da nova era, que ironizam e rejeitam razões, prioridades e premissas supostamente universais dos modernistas. O pós-modernismo no design não é resultado de decisões tão arbitrárias ou anárquicas como possa parecer, pois também apresenta algumas características estéticas recorrentes, que podem eventualmente nos ajudar a mais facilmente reconhecer e melhorentender suas manifestações. A arte em geral rebela-se contra os cânones clássicos, torna-se radicalmente moderna, inventiva, estranha às tradições e ao senso comum. Começa a trilhar um novo caminho, que basicamente rejeita a história e as convenções, procurando romper com as normas consolidadas para reinventar constantemente novas regras, tentando tornar-se uma prática autônoma, individualista e redentora, que valoriza antes de tudo a singularuidade do gênio artístico. O artista acredita no progresso,torna-se um incansável pesquisador de possibilidades sempre inéditas de representação, cultivando uma constante insatisfação com o presente e o status quo estético de sua época.

A arte moderna passa a valorizar a percepção rápida, efêmera, fugaz, e a utilizar vastas manchas de cores, em detrimento da perspectiva e dos volumes definidos (impressionismo). Também começa a cultivar o gosto pela assimetria, pela estilização, pela geometrização das formas naturais, pelo decorativo e pelo ritmado (art nouveau). Tendo descoberto o prazer da transgressâo estética, ao flertar com impulsos subconscientes reprimidos via manifestações cromáticas selvagens (fauvismo), as artes plásticas direcionam-se gradualmente à abstração, a transgressão máxima ao realismo. Alguns de seus artistas embriagam-se com a potência e velocidade das novas tecnologias mecânicas e elétricas (futurismo). As representações visuais tornam-se ilógicas e caóticas, fazendo do deboche ao racionalismo e à ordem acadêmica sua estratégia criativa máxima, chegando a contestar a própria noção de arte como criação excepcional única, quando promoverm objetos seriados do cotidiano à condição de obras artísticas dignas de exibição e admiração em museus (dadaísmo).

Os idealistas ainda procuram valorizar a razão do ser, seu gênio criador,que vive trágicamente sua extrema sensibilidade à questões de ordem política, social, sexual e moral, extravasando essa melancolia em composições figurativas místicas e visionárias, de atmosfera densa e carregada, mas que renunciam à toda ilusão tridimensional (simbolismo e expressionismo). Com o cubismo, o racionalismo geometrizante finaliza a desconstrução da figuração realista, fragmentando-a para depois remontá-la através de uma lógica espaço-temporal relativista. Temas simples e banais do cotidiano são valorizados, para fácil identificação dos vestígios que restam das formas. São também exploradas colagens, que reintroduzem fragmentos da realidade material nas representações artísticas, para mitigar a aridez de suaus formas abstratas. Essa corrente analítica continua a procurar formas e cores cada vez mais puras e não-objetivas, como que tentando reconstruir a realidade segundo parâmetros mais científicos, mais matemáticos (suprematismo e construtivismo).

Um comentário:

Graci disse...

Excelente análise da pós-modernidade sob o ponto de vista do design! E cada vez mais a importância do design em todas as áreas se mostra maior, com a cultura da imagem, da beleza, estética e "apresentação" de produtos, conteúdos e serviços!