segunda-feira, 16 de julho de 2007

Papel Digital

"Imagine o papel do seu jornal sendo substituído por um "papel digital" que possa ser dobrado e enrolado da mesma forma que o papel convencional - e mais! - que o seu conteúdo seja atualizado via Internet a cabo ou sem fio (wireless). Pois isso já é realidade! Jornais da Europa já começaram a testar suas versões digitais enviadas através da Internet e visualizadas em display plásticos."

Essa semana falaremos sobre o papel digital. Muitas pessoas desconhecem sobre o assunto e podem pensar que é novidade, mas o papel digital vem sendo desenvolvido desde 1970, quando era um projeto denomido Gyricon. Desde então vemos uma crescente evolução, e hoje em dia o papel digital tem as mesmas propriedades de uma folha de papel comum.

O papel digital é flexível como a folha de papel - e inclusive, se você curvar o papel, ele continua a mostrar as cores sem distorção; não trás consigo o problema do backlight dos monitores pois reflete a luz como uma folha de papel comum e tem a vantagem de poder ser apagado e atualizado continuas vezes.



Apesar de todas essas facilidades, o papel digital ainda não substituiu o papel comum que conhecemos hoje, mas a cada dia vemos uma introdução tímida desse novo recurso na sociedade. Como vimos na notícia do topo, jornais da Europa começam a testar suas versões digitais, e o Japão também avança nessa direção da utilização crescente do digital ao invés da celulose. Já temos inclusive no mercado telefones celulares que usam o papel digital em seu display, no lugar dos já banalizados displays de LCD.


Links interessantes:

Wikipedia - Eletronic Paper (Inglês)
http://en.wikipedia.org/wiki/Electronic_paper

Internext - A revolução do papel digital (Português)
http://www.internext.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=134

Nenhum comentário: